LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Pernambuco será contemplado com mais de 900 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

 Pernambuco será contemplado com mais de 900 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

wp header logo 13.png

Cadastrado porLaís Nascimento

O estado de Pernambuco será contemplado com a construção de 934 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As habitações serão distribuídas nos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, e São Benedito do Sul, na Mata Sul do estado, e contam com investimento de R$ 153,1 milhões do Ministério das Cidades.

Ao todo, serão sete conjuntos habitacionais em todo o estado. A expectativa é de que cerca de 3,7 mil pessoas realizem o sonho da casa própria.

De acordo com a portaria publicada pelo ministério em 2023, todas as residências devem ter acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércios e transporte público.

Além disso, as casas térreas devem ter no mínimo 40m², e os apartamentos e casas sobrepostas, 41,5m² de área útil com varanda, sendo 40m² de área principal.

Veja os conjuntos habitacionais que receberão os investimentos no estado:

  • Vila Aeronáutica I, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife;
  • Residencial Ponte Dos Carvalhos I, no bairro Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho;
  • Residencial Ponte Dos Carvalhos II, no bairro Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho;
  • Residencial Ponte Dos Carvalhos III, no bairro Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho;
  • Residencial São Benedito do Sul Mod I, no Centro de São Benedito do Sul;
  • Residencial São Benedito do Sul Mod III, no Centro de São Benedito do Sul;
  • Residencial São Benedito do Sul Mod IV, no Centro de São Benedito do Sul

O Ministério das Cidades autorizou, ao todo, a construção de mais de 4 mil novas unidades habitacionais em 23 municípios, de 12 estados. O investimento é de R$ 646,1 milhões e serão contemplados mais de 16 mil brasileiros das cinco regiões do país.

Retomada de programa

O Minha Casa, Minha Vida foi retomado em 2023 por meio de Medida Provisória convertida na Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023, com adoção de novas práticas. Com a nova versão, o programa prevê o avanço em termos da melhor localização dos empreendimentos e novas formas de atendimento destinadas a ampliar a oferta de moradias, mediante a produção de novas unidades ou da requalificação de imóveis para uso como moradia.

Em 2024, o Governo Federal superou a meta de um milhão de contratos do MCMV – foram 1,25 milhão de residências destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, segundo dados do próprio governo.

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista à Voz do Brasil, foram entregues mais de 41 mil novas unidades habitacionais.

source