LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Governo Federal anuncia Centro de Operações de Emergência para monitorar arboviroses em Pernambuco

 Governo Federal anuncia Centro de Operações de Emergência para monitorar arboviroses em Pernambuco

wp header logo 15.png

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, anunciou, nesta quinta-feira (9), a instalação de uma do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para monitorar dengue e outras arboviroses em Pernambuco.

De acordo com dados do Ministério, a instalação acontece após o estado registrar 90 casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica de 2025. Pernambuco fechou o ano de 2024 com 12.884 casos de dengue, sendo 221 graves e 12 mortes.

Entre as medidas adotadas pelo Governo Federal para enfrentar este cenário está o lançamento do Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, que analisa a versão anterior para melhorá-la e reforçar as estratégias de prevenção, preparação e resposta às epidemias de arboviroses.

O documento também prevê orientações para que sejam feitos planos específicos para cada região, estado e município, levando em conta suas peculiaridades.

Segundo o Governo Federal, foi reservado R$ 1,5 bilhão do Ministério da Saúde para aplicar tecnologias de combate às arboviroses e intensificar campanhas educativas e outras medidas estratégicas. A pasta também reforçou a colaboração com governos estaduais e municipais.

Em dezembro, Pernambuco e outros estados receberam a campanha do Dia D de Mobilização contra a Dengue, que visou conscientizar a população sobre o combate ao mosquito mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

Em 2024, o Brasil registrou um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença. Há ainda 908 óbitos em investigação.

Para prevenir a dengue, é importante eliminar focos de água parada, onde o mosquito Aedes aegypti pode se proliferar. Algumas medidas que podem ser tomadas são:

  • Manter caixas d’água e reservatórios com tampa;
  • Limpar calhas e lajes.
  • Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas.
  • Esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo.
  • Substituir a água por areia nos pratos das plantas;
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva;
  • Descartar itens como coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc
  • Ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

source