Secretário destaca importância de Araripina receber selo transparência pelos festejos juninos 2025

wp header logo 104.png
As festas juninas do Nordeste são uma das maiores expressões culturais do Brasil, e, nesse cenário, Pernambuco se destaca como importante difusor da cultura nordestina, com festividades ocorrendo especialmente no mês de junho, o que movimenta o turismo, a cultura e a economia da região.
O São João de Araripina, faz parte desse contexto. Ao longo dos anos, a festa foi crescendo, incorporando novas atrações e estruturas, mas sempre mantendo o foco na valorização da cultura local e na participação da comunidade. O evento se tornou um marco para a cidade, atraindo turistas, gerando emprego e renda, e promovendo a cultura araripinense.
Nesta temporada, a festa incluiu shows de artistas locais e nacionais, concursos de quadrilhas, apresentações de grupos de forró, e a tradicional Festa da Sanfona, que celebra a música nordestina com um arrastão de sanfoneiros pelas ruas da cidade. Nos palcos principais a festa ocorreu no Distrito de Lagoa do Barro e no foco principal, no Parque 3 Vaqueiros.
O Ministério Público de Pernambuco, com apoio do Tribunal de Contas do Estado, contando ainda com a colaboração da Associação Municipalista de Pernambuco, disponibilizou uma ferramenta de incentivo à transparência pública, ao exercício da cidadania e de apoio à gestão eficiente dos recursos públicos no fomento à cultura e ao turismo pernambucanos.
Devido ter aplicado corretamente os recursos que financiaram a super festa, O município de Araripina recebeu, esta semana, do Ministério Público de Pernambuco o Selo Transparência Festejos Juninos 2025.
O Secretário de Cultura de Araripina, Lídio Santiago, recebeu esse selo das mãos da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Ele falou ao Jornal da Grande sobre o que isso representa para o município e para a gestão do prefeito, Evilásio Mateus.
Acompanhe a matéria completa, na reportagem de Iza Eduarda
Imagem: Jornal da Grande