João Campos vistoria obra de proteção de encosta em Lagoa Encantada

wp header logo 13.png
Cerca de 50 moradores da Rua Empresário Ernesto Lundgren, na comunidade de Lagoa Encantada, Zona Sul do Recife, viverão com mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida. A Prefeitura do Recife está executando os serviços de proteção da encosta próxima à rua, utilizando a técnica da geomanta, um composto que pode ser aplicada em taludes de grande extensão. Na manhã deste sábado (2), o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou os trabalhos, que já estão 65% concluídos e são realizados pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os trabalhos fazem parte da Ação Inverno 2025.
“Essa é uma geomanta de 3 mil metros quadrados, que vai da casa 35 até a 105, e que já está com mais da metade concluída. Essa é um tipo de obra que fazemos o ano inteiro, não apenas no inverno, para proteger e dar segurança a população durante os momentos de chuvas mais intensas. No caso da geomanta, sua aplicação é instantânea e sua rápida execução e boa durabilidade a tornam uma opção mais viável em determinados casos“, explicou João.
Na Rua Empresário Ernesto Lundgren, a intervenção envolve a colocação de 3,1 mil m2 do produto, que vai proteger os imóveis de números 105, 95A, 95, 85, 75, 65, 55A, 55, 45 e 35. A geomanta é um composto geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Entre as vantagens da geomanta, que evita a passagem de água e preserva as barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, a alta durabilidade, o baixo custo de execução em comparação a obras estruturadoras, a rápida aplicação e a capacidade de se moldar às irregularidades da encosta. O produto é impermeável e flexível.
A cuidadora Deisiane Maria da Silva, 37 anos, vive numa casa na região com seu esposo e seu filho, de 10 anos, há mais de uma década. Ela contou da segurança que a intervenção realizada pela gestão municipal traz para os moradores da rua. “Com certeza vai trazer muita segurança para a gente, que em tempo de chuva tínhamos que sair para dormir na casa de parente, por conta do risco de deslize. Tanto é que a tia do meu esposo, que mora aqui do lado, já perdeu a metade da cozinha, e para a gente tá sendo um alívio muito grande. Graças a Deus o prefeito entrou para melhorar“, disse.
MAIS DE 85 MIL METROS QUADRADOS – Desde 2021, mais de 85 mil m² de geomanta foram aplicados nas áreas de risco do Recife. Este ano, outros 25 pontos serão protegidos, totalizando cerca de 15 mil m2. Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate um novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.
Fonte: ASCOMPCR