Mortandade de caprinos e ovinos preocupa criadores no interior do Piauí; causa segue em investigação

wp header logo 135.png
A morte repentina de mais de 100 cabras e ovelhas em municípios do interior do Piauí tem gerado apreensão entre produtores rurais e autoridades de saúde animal. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) confirmou, em nota técnica divulgada nesta segunda-feira (18), que as causas ainda estão sendo apuradas.
Os casos foram registrados nas cidades de Simões, Curral Novo, Jatobá do Piauí e São Francisco de Assis. Segundo relatos de criadores, os primeiros óbitos ocorreram cerca de dez dias após a aplicação de vacinas contra clostridioses — um grupo de enfermidades bacterianas que afeta bovinos, caprinos e ovinos.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Simões, Rosenalvo Coelho, os animais apresentaram sinais clínicos preocupantes, como fraqueza, inchaço no local da injeção, perda de sensibilidade e falência de órgãos. Em alguns relatos, houve ainda suspeita de infartos e complicações renais.
Enquanto a investigação segue em andamento, técnicos da Adapi orientam os criadores a registrarem novos casos e a adotarem medidas de manejo e isolamento, a fim de evitar a disseminação de possíveis agentes causadores.
O Coordenador Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí – ADAPI, Idílio Moura falou com exclusividade para o Jornal da Grande sobre a situação. Numa entrevista concedida ao radialista Roberto Rivelino da Rádio Grande Serra FM/Araripina – 98.1, o técnico ressalta o que estar ocorrendo e faz recomendações aos criadores.
Confira a entrevista na íntegra
Imagem: Reprodução