LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

CNM espera quase 1,5 mil prefeitos para mobilização em Brasília

 CNM espera quase 1,5 mil prefeitos para mobilização em Brasília

wp header logo 58.png

Convocados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), cerca de 1,5 mil gestores locais são aguardados para mobilização nesta terça (9) e quarta-feira (10) em Brasília (DF). O objetivo é intensificar a atuação no Congresso Nacional pelo avanço de pleitos prioritários que podem equilibrar a distribuição de recursos e evitar o agravamento do quadro fiscal enfrentado pelos entes municipais. Dados da CNM mostram que 54% das prefeituras fecharam o ano de 2024 no vermelho.

 

Às 9h desta terça, os gestores se reúnem na sede da CNM para alinhamento das pautas e debate de propostas. O ato será conduzido pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.

 

Pela tarde, ocorrerão as atividades no Congresso Nacional. Às 14h30 está agendado encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Em seguida, às 15h, o grupo seguirá para a sessão solene do Congresso de promulgação da Emenda Constitucional 136/2025 – originada da PEC 66/2023 (ou PEC da Sustentabilidade Fiscal), iniciativa criada e conquistada pela CNM.

 

Na pauta da mobilização, há temas como a regulamentação da Reforma Tributária (PLP 108/2024), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que prevê o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de março como compensação à proposta de maior isenção no Imposto de Renda, e alertas sobre pisos salariais em tramitação no Congresso Nacional.

source