Araripina sai da lista das cidades mais violentas no trânsito da região

12 de agosto de 2015


Bruno_Ciretran

O chefe de registros do 23º Ciretran de Araripina, Bruno Oliveira, comemora os resultados obtidos em parceria com a ATTA. De acordo com o Detran – PE, Ouricuri é a mais violenta, seguida por Trindade e Ipubi.

Por Roberto Gonçalves/Detran-PE/Divulgação

Mesmo tendo a maior frota de veículos automotores do sertão do Araripe, o município de Araripina não está incluído entre os mais violentos no trânsito. A informação foi dada nesta segunda-feira (10), em Ouricuri, durante o Fórum de Educação de Trânsito realizado pelo Governo de Pernambuco através do DETRAN – PE e Secretaria das Cidades. O encontro contou com o apoio da IX GERES (Gerência Regional de Saúde) e a presença dos municípios representados, sendo: Trindade, Ipubi, Araripina, Ouricuri e Bodocó.

De acordo com Luciana Carvalho – coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN, os municípios que mais estão desenvolvendo acidentes com vítimas fatais, envolvendo motocicletas no sertão do Araripe são; Ouricuri (1º lugar); Trindade (2º lugar) e Ipubi (3º lugar) e é preciso que todos juntos possam tomar uma nova postura diante os resultados.

Para a gestora da GERES – Danyella Travassos Paiva os números de acidentes aumentam diariamente, não existindo recursos suficientes para a demanda, fato que preocupa o Estado e os municípios do Araripe.

Para termos uma ideia da seriedade do assunto, no Brasil morrem por ano cerca de 43 mil pessoas vítimas de acidentes, sendo que a cada três, um é motociclista – jovens do sexo masculino entre 15 a 29 anos. O problema é mais grave no Nordeste.

Principais motivações:

1 – Excesso de velocidade.

2 – O não uso do capacete (com o uso do equipamento “corretamente” o número de óbitos pode reduzir em 40%, já o risco de ferimentos graves 70%).

3 – Álcool e motocicleta (quase 90% que chegam aos hospitais no país são devido à embriaguez).

O Fórum de Trânsito está percorrendo todo o Estado durante os próximos dias, sendo que iniciou no Recife, Garanhuns, Arcoverde, agora em Ouricuri, seguirá para Salgueiro, Petrolina e Itamaracá.

COMENTÁRIOS

Facebook

Receba Novidades