Araripinense é nomeado bispo da Diocese de Mossoró
O Papa Francisco acolheu nesse sábado, 18 de novembro, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por Dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, para a diocese de Mossoró. A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao emérito.
Saudação a Dom Francisco de Sales Alencar
Estimado irmão no episcopado,
Dom Francisco de Sales AlencarRecebemos com alegria a notícia de sua nomeação para a diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Saudamo-lhes, nesta ocasião, com uma afirmação do Papa Francisco em uma de suas Audiências Gerais, na qual salienta que “cada cristão é chamado, todos os dias, a empenhar-se com um coração indiviso na vocação e na missão que Deus lhe confiou, servindo a Ele e ao próximo em espírito de caridade”.
Desejamo-lhes que, inspirado no Papa Francisco em sua nova missão, o senhor possa crescer todos os dias na fé, na caridade e no testemunho zeloso de Cristo.
Que Deus o abençoe e o proteja!
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Biografia de dom Francisco de Sales
Dom Francisco de Sales nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995. Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.
Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.
Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do Sertão Paraibano. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, Dom Francisco exercia a função de secretário.