LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Audiência em Marcolândia discute a polêmica entre empresa administradora dos parques eólicos do Piauí e arrendatários de torres

 Audiência em Marcolândia discute a polêmica entre empresa administradora dos parques eólicos do Piauí e arrendatários de torres

wp header logo 134.png

O avanço da geração de energia renovável no Brasil tem despertado o interesse de muitos proprietários rurais, especialmente em regiões com forte potencial de vento, como o Nordeste. Nesse cenário, o arrendamento de áreas para instalação de aerogeradores tornou-se prática comum entre empresas de energia e agricultores.

O processo começa com estudos técnicos. Antes de qualquer negociação, especialistas medem a velocidade e a constância dos ventos, além de avaliarem as condições ambientais e de conexão com a rede elétrica. Identificado o potencial da área, representantes das empresas procuram os proprietários para propor contratos de uso do espaço.

Na situação dos parques eólicos nos municípios de Marcolândia, Caldeirão Grande e Simões está havendo impasse entre a empresa Essentia Energia, responsável pelos parques e a Associacao dos Arrendatarios Contemplados Pelos Aerogeradores dos Municipios de Caldeirao Grande do Piaui, Marcolandia e Simoes dos arrendatários, pois como não houve a produção energia dentro do esperado, a empresa irá reduzir os valores a serem repassados para os proprietários das terras.

Para debaterem o tema, representantes da associação, membros da empresa e integrantes do público participaram de uma audiência na Câmara de Vereadores de Marcolândia na tarde de ontem.

O Jornal da Grande sobre a situação. Numa entrevista concedida ao radialista Roberto Rivelino da Rádio Grande Serra FM/Araripina – 98.1 esteve presente e trás depoimentos de todas as instituições representadas no encontro.

Acompanhe a matéria na íntegra, numa reportagem de Iza Eduarda.

Imagem: Jornal da Grande

 

source