Comissão de Finanças da Alepe realiza audiência pública sobre isenção do IPVA em Pernambuco na quarta (5)

Com o propósito de debater junto à sociedade os projetos de lei que propõem a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) bem como avaliar a situação econômica do Estado, o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, deputado Antonio Coelho, vai conduzir, na próxima quarta (dia 5), uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A reunião vai acontecer às 10h, no Auditório Sérgio Guerra.

Entre os principais projetos que tramitam no Legislativo estadual a respeito da alteração do regime de tributação do IPVA estão o Projeto de Lei Ordinária nº 313/2023, de autoria do deputado Abimael Santos, que concede isenção do IPVA para motocicletas e veículos similares com até 170 cilindradas. A medida deve beneficiar motoboys, entregadores e trabalhadores autônomos, que utilizam motocicletas como meio de sustento e para deslocamento diário.

O segundo é o Projeto nº 640/2023, do deputado Romero Albuquerque, e garante isenção do imposto veicular a motoristas de aplicativo enquadrados como Microempreendedores Individuais (MEI). De acordo com a proposta, o benefício é limitado a um veículo por proprietário e depende do cumprimento de requisitos, como cadastro há pelo menos seis meses em plataforma de transporte urbano e atendimento às exigências a serem determinadas pela Secretaria estadual da Fazenda.

De autoria do presidente da Comissão de Finanças, o PLO nº 3261/2025 propõe isentar o IPVA de veículos com mais de 15 anos de fabricação ou com motor híbrido. Dos 27 estados brasileiros, apenas Pernambuco e Tocantins não dispõem de nenhum tipo de isenção fiscal para carros mais antigos. Treze é o número de estados que isentam o IPVA de veículos com mais de 15 anos. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

“É urgente que se faça uma reflexão sobre a tributação em Pernambuco sob uma perspectiva mais ampla. A alta carga tributária está estrangulando a economia e a população do estado. Reduzir impostos permite que as famílias possam consumir mais. Um cenário que estimula o círculo virtuoso da economia, incentiva o investimento e contribui para a geração de empregos”, destacou Antonio Coelho.

Dos principais projetos em tramitação na Alepe, o das motocicletas já está pronto para ir à votação no Plenário. Os outros dois ainda serão analisados pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos antes de ir ao plenário da Casa para apreciação dos deputados.

source

Facebook
Threads
WhatsApp
Telegram
Email
Print
sábado, 10 janeiro, 2026
logotipoGS2025

Siga nossas redes sociais!
Acompanhe tudo o que acontece na Grande Serra FM 98.1!

VEM QUE TEM Banner Top 1