LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Coordenador do Conselho Tutelar de Araripina fala sobre as atribuições do órgão e riscos de exploração que crianças e adolescentes correm ao se expor nas redes sociais

 Coordenador do Conselho Tutelar de Araripina fala sobre as atribuições do órgão e riscos de exploração que crianças e adolescentes correm ao se expor nas redes sociais

wp header logo 87.png

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal, autônomo e permanente, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele atua como um facilitador, garantindo que os direitos básicos desses jovens sejam respeitados e protegidos, como educação, saúde, alimentação e segurança.

O Conselho Tutelar é responsável por garantir que os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam cumpridos, atuando em casos de violação ou suspeita de violação.

Diante de situações de risco ou vulnerabilidade, o Conselho acompanha famílias e aplica medidas protetivas para garantir o bem-estar da criança ou adolescente.

Em casos de risco iminente, o Conselho pode agir rapidamente, inclusive com o afastamento da criança ou adolescente do lar em situações extremas, sempre com acompanhamento do Ministério Público e do juiz da Vara da Infância e Juventude.

Falou à reportagem do Jornal da Grande, da Rádio Grande Serra FM/Araripina – 98.1,  o Coordenador do Conselho Tutelar de Araripina, Flamarion Alencar, enfocando as atribuições do órgão e reforçando os cuidados que pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes deverão em relação aos perigos existentes nas redes sociais.

Confira a entrevista completa, concedida à repórter Iza Eduarda.

Imagem: Jornal da Grande

source