LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Damares pede impeachment de Lupi por suposta omissão em fraude no INSS

 Damares pede impeachment de Lupi por suposta omissão em fraude no INSS

wp header logo 72.png

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta terça-feira (29/4), uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo o impeachment do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A acusação é de omissão diante de um esquema que teria desviado aproximadamente R$ 6 bilhões em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O pedido foi endereçado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.

 

 

Segundo Damares, Lupi teria ignorado reiteradamente alertas feitos por usuários e órgãos de controle sobre descontos indevidos em folhas de pagamento. A senadora alega que, já em junho de 2023, o ministro foi oficialmente informado da fraude durante reuniões do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), órgão que ele próprio preside. Ainda assim, não teria tomado providências para investigar ou estancar o esquema.

 

“Não é crível que um Ministro de Estado, que tem sob seu comando um dos maiores mecanismos de pagamentos de benefícios do mundo, o INSS, saber que tal autarquia sob sua responsabilidade é alvo de tão graves denúncias e ficar inerte”, disse Damares.

 

Na representação, a parlamentar afirma que a conduta do ministro configura crime de responsabilidade, previsto na Lei nº 1.079/1950, por “não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição”.

 

“Com a conduta de ignorar os alertas sobre o grande volume de descontos não autorizados, o Denunciado contribuiu para que a fraude fosse continuada e seu potencial lesivo ganhasse contornos superlativos, com prejuízo último aos cofres públicos”, escreveu.

 

Na mesma tarde, durante reunião da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, na Câmara dos Deputados, Carlos Lupi fez sua defesa. Visivelmente incomodado com as acusações, disse que agiu com transparência e enfrentará as críticas de cabeça erguida.

 

“Eu sei a responsabilidade que eu tenho […] Cada um age como quer e como deve. Alguns se escondem debaixo do tapete quando veem alguma acusação, outros se colocam aqui, como eu estou fazendo, até para sofrer injustiças […] Mas eu enfrentarei com tranquilidade e com a lucidez do justo. Mas cuidado que minha ira é santa”, declarou.

 

O ministro também foi enfático ao condenar os desvios: “Quem tiver roubado dinheiro de aposentado e pensionista tem que ir para cadeia, doa a quem doer”.

 

Para sustentar a denúncia, a senadora contou com as testemunhas:Conselheiros do CNPS ToniaGalleti — que, segundo ela, teria levado o caso ao ministro — e Hélio Queiroz, além da auditora do TCU, Sibele Farias Marchesani, e do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho.

source