Datafolha: 65% dos brasileiros reprovam Dilma e só 10% aprovam

23 de junho de 2015


Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (20) revela que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) atingiu seu maior índice de rejeição desde o primeiro mandato.

De acordo com o levantamento, 65% dos brasileiros com mais de 16 anos consideram o governo “ruim” ou “péssimo, ao passo que apenas 10% o consideram “bom” ou “ótimo”. Por outro lado, 24% dos entrevistados consideram o governo “regular” e 1% não souberam ou não quiseram responder.presidente-dilma

A pesquisa foi com 2.840 questionários em 174 municípios de 24 estados entre os dias 17 e 18 deste mês e sua margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa de abril, a reprovação ao governo cresceu cinco pontos percentuais, enquanto a aprovação caiu três.

Segundo o Datafolha, a taxa de rejeição a Dilma é a segunda maior entre as pesquisas nacionais já realizadas pelo instituto, perdendo apenas para o ex-presidente e hoje senador, Fernando Collor de Mello (PTB-AL), que em setembro de 1992 – véspera do “impeachment” – chegou a 68% de rejeição.

A baixa aprovação do governo foi verificada entre eleitores de diferentes níveis de renda. Entre os mais pobres, aqueles que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, Dilma tem a aprovação de 11%, e reprovação de 62%.

Entre os mais ricos, com renda superior a 10 salários mínimos, 12% aprovam a presidente e 66% reprovam.

No Nordeste, onde a presidente obteve no segundo turno das eleições de 2014 mais de 70% dos votos válidos, 14% dos eleitores aprovam o governo e 58% desaprovam.

COMENTÁRIOS

Facebook

Receba Novidades