Dengue: Pernambuco diz não ter imunizantes perto do vencimento após orientação do Ministério da Saúde

wp header logo 13.png
O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal para atualizar a recomendação de uso da vacina da dengue e permitir a ampliação do público-alvo. A determinação tem como objetivo garantir que todos imunizantes cheguem à população.
A medida também prevê o remanejamento para novos municípios, em caráter temporário, para doses com prazo de validade iminente. No entanto, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o estado não possui lotes de vacinas contra a dengue no período de vencimento tratado na Nota Técnica.
A pasta destacou que “no momento, o Programa Estadual aguarda as definições do Ministério da Saúde quanto à expansão da vacinação para novas cidades contempladas”.
De acordo com a Nota Técnica do Ministério, as doses que possuem um prazo de vencimento de dois meses podem ser manejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra a dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, para pessoas de 6 a 16 anos de idade.
Já para os imunizantes com apenas um mês para o vencimento, a medida prevê a expansão até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Os estados devem informar ao Ministério da Saúde se irão aderir a estratégia e ampliar o público da vacina. Os imunizantes aplicados também devem ser registrados na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para monitorar os receptores e garantir a imunização completa com a segunda dose.
Baixa adesão à vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, das 6,5 milhões de doses enviadas aos estados e municípios em 2024, apenas 3,3 milhões foram aplicadas. Além disso, cerca de 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, comprometendo a eficácia da imunização.
Em Pernambuco, apenas 20% do público apto para receber o imunizante está vacinado com a primeira dose. Já com a segunda, o percentual cai para 5.34%. Além disso, Pernambuco aplicou apenas 53% das vacinas. Os dados são referentes até o dia 28 de janeiro.
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Diante disso, o Ministério da Saúde orienta que os estados e municípios intensifiquem a procura por pessoas aptas a receber a vacina.
Em 2024, a vacina da dengue foi incorporada ao SUS para o público de 10 a 14 anos que reside em localidades prioritárias.