Dilma se reúne com presidente do Equador antes de encontro da Celac

26/01/201610h:26 por

Presidentes deverão discutir temas como comércio exterior e investimentos

DILMA-E-RAFAEL-CORREA-divulgação

Do Diário do Poder

A presidente Dilma Rousseff embarcará nesta terça-feira (26) para participar de reunião da cúpula da Comunidade de Estado Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), no Equador. A cúpula terá início na quarta-feira (27) com um debate público. Depois, os presidentes terão seis minutos cada para discursar.

Antes do encontro dos chefes dos países americanos, Dilma terá uma reunião bilateral com o presidente equatoriano, Rafael Corrêa.

De acordo com o Planalto, os temas que serão discutidos entre Dilma e Rafael Corrêa são comércio e investimentos, cooperação na área migratória, troca de experiências na área social e cooperação educacional.

No caso da cooperação na área migratória, o Brasil mantém acordos com o Equador, Colômbia e Peru no combate à atuação de coiotes que trazem ao país, de forma ilegal, haitianos que buscam retomar suas vidas e fugir das condições na ex-colônia francesa.

Além disso, o Equador tem interesse, segundo o Planalto, em fechar parcerias com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para adotar políticas de inclusão social e combate à fome, à miséria e à desnutrição infantil.

Já na área da educação, informou a Presidência, o Equador é o terceiro país latino-americano que mais envia estudantes ao Brasil e esse dado tem chamado a atenção das autoridades, que buscam acordos para incrementar as políticas de cooperação na área.