Gerentes do BNB falam sobre o Plano Safra 2025-2026 e linhas de créditos para a agricultura familiar
A agricultura familiar desempenha um papel crucial na produção de alimentos, sendo responsável por grande parte do abastecimento interno e pela segurança alimentar de muitos países. Ela não apenas garante o fornecimento de produtos essenciais como frutas, verduras, grãos e carne, mas também promove o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a preservação da cultura local.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou na última semana, a versão do Plano Safra para agricultura familiar com a oferta de R$ 78,2 bilhões para financiamentos na temporada 2025-2026.
Segundo o governo, os juros variam de 0,5% a 8% ao ano no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O Banco do Nordeste desempenha um papel crucial no desenvolvimento do agronegócio regional, especialmente na agricultura familiar, através de programas, onde o banco oferece crédito, orientação técnica e acompanhamento para produtores rurais, impulsionando a modernização, a sustentabilidade e a inclusão produtiva.
É impossível falar de agricultura familiar, especialmente na região nordeste do Brasil, sem falarmos no Banco do Nordeste, agente financeiro, que atua significativamente no Desenvolvimento Regional.
Falaram à reportagem do Jornal da Grande, Paulo Gomes, gerente da agência de Araripina do Banco do Nordeste e Aurismar Pinho, gerente de crédito rural.