Equipamento da TECHLIFT, marca do GRUPO TECHNICO, promete mais produtividade, com menor custo de operação, tempo de recarga eficiente, resistente à poeira e água, inovando o modelo produtivo do Araripe.
O polo gesseiro de Pernambuco formado pelas cidades de Araripina, Trindade e Ipubi, na região do Araripe, segue investindo em novas tecnologias para a melhoria do seu processo produtivo. Nesta terça-feira, dia 11, uma inovação começou a funcionar em uma indústria de calcinação de Araripina com a chegada da primeira empilhadeira movida totalmente à energia elétrica.
Representada pelo Grupo Technico, a empilhadeira elétrica TECHLIFT F250EX Extremium foi desenvolvida para trabalhar em serviços severos e proporcionar alta produtividade com baixo custo e alta disponibilidade, e assim, atendendo às fábricas de calcinação, que possuem grande circulação de poeira e funcionam em mais de um turno.
Além disto, a grande inovação da empilhadeira é a sua bateria de íon-lítio de alta amperagem, proporcionando recarga rápida – em menos de 2 horas, a bateria carrega 100% da sua capacidade – dando maior autonomia e baixa manutenção. Essa tecnologia garante o desempenho contínuo e reduz o tempo de inatividade dos equipamentos, aumentando, portanto, a produtividade das fábricas. A marca oferta a garantia de 6 anos para a bateria e a vida útil da mesma é de cerca de 10 anos e tem autonomia de trabalho de 8 a 12 horas.
De acordo com Fábio Barbosa, do grupo Technico, a empilhadeira elétrica TECHLIFT F250EX Extremium, é um equipamento que veio para substituir definitivamente as empilhadeiras movidas a combustão, pois além das vantagens econômicas, não emite gases do efeito estufa.
Comparando a máquina elétrica com a gás, a qual possui maior população nas fábricas de calcinação, o equipamento, conforme estudos realizados trás grande economia, passando dos seus 50 mil reais anual, com transição energética e custos de manutenção isso considerando apenas o equipamento trabalhando em horário comercial, e podendo até ser maior, dependendo da quantidade de turnos, pois o equipamento trabalha com carga de oportunidade para carregar a bateria, assim trabalhando até três turnos sem parar, pois ela é carregada numa rede trifásica de 380 volts, além de possuir classificação IPX4, resistente à poeira e chuva.
O grupo TECHNICO, tem 42 anos atuando no Nordeste, com distribuição de equipamentos para construção civil, com as marcas CASE e DYNAPAC, e há mais de 30 anos com equipamentos de movimentação, homologada representante comercial para todo Nordeste na modalidade venda e locação de empilhadeiras e plataformas aéreas HANGCHA & TECHLIFT.
De acordo com Fábio Barbosa, nos últimos anos a empresa tem estudado como pode contribuir para o desenvolvimento de cada região representada. “Entendemos as necessidades do polo gesseiro e configuramos uma máquina que tenha um padrão de qualidade já testado em outros segmentos como pré-moldado, cerâmica, madeireira, distribuidoras, alimentícios e outros. Fizemos testes e demonstrações nas indústrias do polo gesseiro e o equipamento foi aprovado por operadores e proprietários, tendo rápido retorno do investimento na aquisição, comparado com máquinas à combustão GLP/Diesel”, destacou.
Edilene Carvalho Lacerda, proprietária da Padrão Gypsum, afirma que a nova empilhadeira elétrica representa a preocupação da empresa com um futuro mais limpo e sustentável, pois utiliza energia limpa sem o uso de combustíveis fósseis. Além disto, os cálculos com manutenção e consumo apontam para um retorno seguro do investimento realizado.
Fonte: ASCOM/PMA






















