Jornada Literária Chapada do Araripe chega a Ouricuri

18 de maio de 2015


público

A cidade de Ouricuri (PE) ganhou um colorido especial na tarde deste domingo (17). A poesia, o teatro e a música invadiram as ruas da cidade, despertando a curiosidade de todos que por ali passavam. As praças Frei Damião e Padre Francisco Pedro da Silva viraram palco para recitais itinerantes e intervenções teatrais com a companhia Cia 2 em Cena, do Recife. Estas ações dão continuidade à programação da Jornada Literária Chapada do Araripe, realizada pelo Sesc Pernambuco, de 13 a 23 de maio.
Escritores da Chapada, como Allan Salles (Crato-CE), David Henrique (Belo Jardim-PE), Luna Vitrolira (Recife-PE) e Socorro Oliveira (Granito-PE) deram início à programação às 17h, com um show de poesia e versos de improviso na Praça Frei Damião. A ação é intitulada “Quando a poesia chega à sua rua”, que tem como objetivo aproximar as pessoas da literatura popular e incentivá-las a revelarem suas produções.

“É uma forma de retomar as tradicionais intervenções poéticas, quando declamações eram feitas nas ruas e praças das cidades, tendo a vantagem de incentivar a participação mais direta do público”, lembrou o músico, poeta, e compositor, Allan Salles.

Logo mais à noite, a partir das 18h, a companhia de teatro Cia 2 em Cena, divertiu o público com o espetáculo “Sob o Sol e Sob a Lua tem Palhaço na Rua”, realizado na praça Padre Francisco Pedro da Silva , ao lado da igreja matriz do município. Simultaneamente, acontecia a ação denominada “Pé de livro”, onde obras literárias infantis são expostas em galhos de árvores, e todos que por ali passam, podem ter acesso.

“Estávamos passando por aqui quando nos deparamos com uma árvore repleta de livros. O Théo ficou encantado, ele troca qualquer brinquedo por uma boa história”, declarou o supervisor de vendas Edy Alves, enquanto folheava, junto com seu filho, o pequeno Théo, uma das obras suspensas nos galhos da árvore.

A festa cultural não parou por aí, logo mais, às 20h, no Clube BNB, os poetas cantadores Maviael Melo e David Henrique, animaram o público com um show onde poesia e música se entrelaçaram numa mistura de ritmos.

A Jornada Literária Chapada do Araripe, permanece na cidade durante todo o dia de hoje (18) com uma programação vasta, que tem início às 8h da manhã, com uma oficina de cordel na Escola Estadual São Vicente de Paula, estendendo-se até à noite, às 19h30, com a intervenção poético-musical “O menino e o poeta”, no Clube BNB.
De Ouricuri, a Jornada segue pelas estradas do Sertão do Araripe, passando ainda por Granito (19), Exu (20), Moreilândia (21), e Bodocó (22 e 23).

Por Paulo Pedroza da Lispector Comunicação.

COMENTÁRIOS

Facebook

Receba Novidades