Legado de Luiz Gonzaga é celebrado no ‘Viva Gonzagão 2015’, em Exu, PE

9 de dezembro de 2015


Luiz Gonzaga completaria 103 anos no próximo dia 13 de dezembro.
Mais de 20 artistas se apresentam no Parque Aza Branca.

Do G1 Petrolina

Capture

O dia 13 de dezembro é um dia especial para muitos nordestinos, é a data dedicada a Santa Luzia, uma das figuras religiosas mais reverenciados na cultura popular, e também é o aniversário de Luiz Gonzaga do Nascimento, cantor e compositor de Exu, no Sertão de Pernambuco, que recebeu seu nome em homenagem à santa. O músico é conhecido por diversos sucessos que influenciam os sanfoneiros da região desde os anos de 1940, como Baião, Asa Branca, Juazeiro e Qui Nem Jiló. Luiz completaria 103 anos em 2015 e, para manter vivo o legado do ‘Rei do Baião’, será realizada em sua cidade natal a festa ‘Viva Gonzagão 2015’.

Mais de 20 forrozeiros devem se apresentar nas festividades em homenagem a Luiz Gonzaga no Parque Aza Branca. Durante o evento deste ano, que é gratuito, o público deve, além de dançar ao som do tradicional forró pé-de-serra, participar de uma missa em ação de graças à sombra do pé de juazeiro. O ‘Viva Gonzagão’ começou em 1982 e foi organizado pelo próprio cantor que reuniu amigos músicos para sua festa de aniversário.

A programação do ‘Viva Gonzagão 2015’ começa na noite da sexta-feira (11) e contará com apresentação artística de Cosmo Sanfoneiro, Carlos Araújo e Paulo Neto, Danilo Pernambucano, Donizete, Flávio Baião e Joãozinho do Exu. Na noite seguinte, o sábado (12), o forró continua com os shows de Tarcio Carvalho e Djesus, Chambinho do Acordeon, Joquinha Gonzaga, Targino Gondim, Jaiminho do Exu e Flávio Leandro.

No domingo (13), a programação começa com a missa, às 11h, e seguem com a apresentação dos alunos do Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra, às 15h30. No palco montado no parque, os músicos convidados farão uma “maratona” de apresentações, a partir das 16h. Os shows ficam por conta de Epitácio Pessoa, Diego Alencar, Toni Monteiro, Sotaque Nordestino, Maria Lafaete e Serginho, Eloisa Olinto, Zézinho do Exu, Leninho, Fábio Carneirinho, Estilo Novo, Seguidores do Rei, Coletivo Mauro Sanfoneiro, Tony Monteiro, Forró do Matuto, Coletivo Os Cabras de Gonzaga, Ivonete Ferreira e Forrozeiros do

COMENTÁRIOS

Facebook

Receba Novidades