LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Mais de dez mil pessoas foram intoxicadas por agrotóxicos em PE

 Mais de dez mil pessoas foram intoxicadas por agrotóxicos em PE

wp header logo 57.png

Mais de dez mil pessoas foram intoxicadas por diferentes tipos de agrotóxicos em todo o estado no período entre 2013 e 2023, é o que informa a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Esses produtos incluem produtos de uso agrícola, doméstico, em saúde pública, raticida e por produtos veterinários.

 

Desse total, a SES-PE afirma que 57,3% foram relacionados a tentativas de suicídio e 8,5% a exposição durante trabalho.

 

Considerando a exposição a substâncias químicas tóxicas, que podem causar desequilíbrio no organismo, como, por exemplo, medicamentos, bebidas, drogas de abuso, cosméticos, o período registrou, ao todo, 108.198 notificações de casos suspeitos.

 

A Norma Regulamentadora 31 estabelece regras de segurança e saúde no trabalho rural, incluindo a “manipulação de agrotóxicos, aditivos adjuvantes e produtos afins para menores de 18 anos, maiores de 60 e gestantes”. No entanto, o boletim verificou que, desse total, 1,9% tinham entre 10 a 19 anos e 9,4% possuíam 60 anos ou mais e que 101 mulheres grávidas foram expostas aos agrotóxicos.

 

Os dados foram divulgados no boletim da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). O documento de 25 páginas apresenta um panorama epidemiológico no estado, além de fornecer suporte aos municípios no planejamento de ações e estratégias voltadas para a promoção da saúde e a redução dos riscos associados ao uso de agrotóxicos em Pernambuco.

 

O que diz a Secretaria de Saúde

 

Em nota , a SES afirma que vem trabalhando no monitoramento e ações de vigilância em saúde com o objetivo de prevenir e controlar doenças e agravos causados por intoxicação por agrotóxicos.

 

“Entre as medidas estão: treinamento da Rede de Atenção à Saúde sobre os riscos quanto à exposição aos agrotóxicos; ações de educação e comunicação e saúde e o fortalecimento e qualificação das notificações de intoxicações exógenas por agrotóxicos”, disseram.

 

Disseram, ainda, que estão discutindo com outros órgãos e instituições um plano de fiscalização e comercialização do chumbinho. “Além disso, têm sido discutidas estratégias para o acompanhamento da saúde mental dos trabalhadores aplicadores de agrotóxicos e das populações mais vulneráveis”, completaram.

 

Em relação ao acompanhamento de gestantes, a SES afirmou, também, que está trabalhando no fortalecimento de ações de promoção à saúde, “para que a Rede de Atenção à Saúde esteja ciente quanto aos riscos associados à exposição de mulheres grávidas aos agrotóxicos e possam atuar de maneira efetiva”.

source