Nasa suspende missão a Marte prevista para março de 2016

23/12/201510h:23 por

Motivo foi problema em sismômetro que seria usado na missão ‘InSight’.
Próxima janela favorável de lançamento ocorrerá em dois anos.
Da France Presse
mundo-ciencia-marte-agua_nasa_reuters

Imagem divulgada pela Nasa e pela Universidade do Arizona mostra linhas em montanhas de marte formadas por água salgada (Foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)

A Nasa suspendeu o lançamento a Marte da missão “InSight”, prevista para março de 2016, por problemas com um componente científico chave, informou nesta terça-feira (22) a agência espacial americana.

O módulo de aterrissagem foi criado para explorar o subsolo da superfície do planeta vermelho, com o objetivo de descobrir como se formaram os planetas rochosos do Sistema Solar. A próxima janela de lançamento favorável para a missão ocorrerá em dois anos.

O componente com problemas é um sismômetro fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e que foi projetado para medir movimentos de terra tão pequenos quanto o diâmetro de um átomo.

“A decisão sobre os passos a seguir será tomada nos próximos meses, mas uma coisa está clara: a Nasa continua comprometida com as descobertas científicas e a exploração de Marte”, assegurou John Grunsfeld, administrador associado para as missões científicas da Nasa.