Nasa suspende missão a Marte prevista para março de 2016

23 de dezembro de 2015


Motivo foi problema em sismômetro que seria usado na missão ‘InSight’.
Próxima janela favorável de lançamento ocorrerá em dois anos.
Da France Presse
mundo-ciencia-marte-agua_nasa_reuters

Imagem divulgada pela Nasa e pela Universidade do Arizona mostra linhas em montanhas de marte formadas por água salgada (Foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)

A Nasa suspendeu o lançamento a Marte da missão “InSight”, prevista para março de 2016, por problemas com um componente científico chave, informou nesta terça-feira (22) a agência espacial americana.

O módulo de aterrissagem foi criado para explorar o subsolo da superfície do planeta vermelho, com o objetivo de descobrir como se formaram os planetas rochosos do Sistema Solar. A próxima janela de lançamento favorável para a missão ocorrerá em dois anos.

O componente com problemas é um sismômetro fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e que foi projetado para medir movimentos de terra tão pequenos quanto o diâmetro de um átomo.

“A decisão sobre os passos a seguir será tomada nos próximos meses, mas uma coisa está clara: a Nasa continua comprometida com as descobertas científicas e a exploração de Marte”, assegurou John Grunsfeld, administrador associado para as missões científicas da Nasa.

 

COMENTÁRIOS

Facebook

Receba Novidades