LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia, apresenta ‘leve melhora’

 Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia, apresenta ‘leve melhora’

wp header logo 19.png

O papa Francisco, hospitalizado com uma pneumonia bilateral, apresentou uma “leve melhora”, segundo os últimos exames de sangue, informou o Vaticano nesta quarta-feira (19), dia em que a primeira-ministra da Itália o visitou e constatou que está “alerta” e brincando.Francisco, hospitalizado desde a última sexta-feira no hospital Gemelli de Roma, foi submetido na terça-feira a uma tomografia torácica que revelou uma pneumonia bilateral.

 

O Vaticano afirmou nesta quarta que o quadro do pontífice de 88 anos é “estável”.

 

“O quadro clínico do Santo Padre é estável. As análises de sangue, examinadas pelo pessoal médico, mostram uma leve melhora, em particular os indicadores” de inflamação, declarou o Vaticano em um comunicado.Nesta quarta-feira, Francisco recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que disse que o viu “alerta e receptivo” e que até mesmo “brincou” com ele.

 

O anúncio da pneumonia – uma infecção do tecido pulmonar, potencialmente fatal – provocou grande preocupação com a saúde do chefe da Igreja Católica. Este diagnóstico é complicado, uma vez que o jesuíta argentino sofre de problemas respiratórios e teve parte do pulmão direito removido quando tinha 21 anos.O Vaticano disse que após tomar café da manhã, Francisco leu alguns jornais e depois continuou seu trabalho com colaboradores mais próximos.

 

Segundo a mesma fonte, o pontífice consegue levantar e sentar em uma poltrona. Respira sem assistência mecânica, mas não está descartada a possibilidade de que a utilize.No entanto, a pneumonia bilateral sofrida pelo papa Francisco representa “certamente uma situação difícil”, de acordo com Andrea Ungar, professor de geriatria da Universidade de Florença.

 

A infecção “passou de um pulmão para o outro, através dos brônquios (…) e pode levar à insuficiência respiratória”, diz ele, ressaltando a importância de o papa permanecer “ativo”.A preocupação aumentou após a divulgação de informações falsas nas redes sociais, em particular na rede social X, que relatavam a morte do papa em vários idiomas.

 

Após a internação, a Santa Sé cancelou os compromissos da agenda de Francisco até quarta-feira em um primeiro momento, mas na terça-feira anunciou o cancelamento da audiência jubilar de sábado e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.

source