Pesquisa indica Anderson Ferreira como nome de maior potencial da direita em PE

wp header logo 155.png
O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL de Pernambuco, Anderson Ferreira, aparece como o nome com mais potencial da direita em nova pesquisa do Instituto Conecta, realizada entre os dias 22 e 25 de agosto no Estado.
Na disputa pelo Senado, a liderança é de Marília Arraes (Solidariedade), com 28% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Humberto Costa (PT) e Anderson Ferreira (PL), ambos com 9%, confirmando o peso do ex-prefeito como o nome mais competitivo da direita no cenário estadual. Miguel Coelho (União Brasil) soma 8%, Armando Monteiro (Podemos) aparece com 7%, Eduardo da Fonte (PP) com 5% e Sílvio Costa Filho (Republicanos) com 2%.
O estudo também indica que Anderson é o nome que mais contribui para fortalecer a candidatura da governadora Raquel Lyra (PSD), que apresentou crescimento expressivo na corrida pelo governo do Estado em 2026. No cenário estimulado, João Campos (PSB) lidera com 52% das intenções de voto, mas caiu em relação à sondagem anterior, quando tinha 57%. Raquel, por sua vez, saltou de 21% para 31%, encurtando a distância.
O vereador Eduardo Moura (Novo) aparece com 4% para governador, substituindo Gilson Machado (PL), que tinha 3% em abril. Brancos e nulos caíram de 12% para 8%, e os indecisos somam 5%. Em um confronto direto, João aparece com 53%, enquanto Raquel cresce três pontos e chega a 34%.
Fiéis da balança
A pesquisa ainda revela que Humberto Costa e Marília Arraes são os nomes que mais fortalecem João Campos em um eventual cenário de alianças, enquanto Anderson Ferreira se consolida como o principal fortalecedor da candidatura de Raquel Lyra. O levantamento confirma duas tendências no quadro político: de um lado, o crescimento consistente da governadora Raquel Lyra, que reduz a diferença em relação a João Campos; de outro, a consolidação de Anderson Ferreira como a principal liderança da direita em Pernambuco, se consolidando como peça-chave para ampliar as chances da governadora em 2026.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Imagem: Arquivo