PL torna Eduardo Bolsonaro líder para tentar salvar mandato dele

wp header logo 97.png

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/a-manobra-do-pl-para-tentar-salvar-o-mandato-de-eduardo-bolsonaro-na-camara/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos
Segundo apurou a coluna, PL avisou Hugo Motta que indicaria Eduardo Bolsonaro como líder da minoria para tentar salvar mandato dele
Deputados do PL decidiram indicar Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como novo líder da minoria na Câmara. O objetivo da manobra é tentar salvar o mandato do filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ao assumir uma liderança na Casa, Eduardo, que está autoexilado nos Estados Unidos desde fevereiro, não precisará justificar suas ausências nas sessões. Assim, ele evita perder o mandato por excesso de faltas.
A manobra para ajudar o filho 03 de Jair Bolsonaro foi articulada pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), e pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), atual líder da minoria na Casa.
Em um gesto ao clã Bolsonaro, Caroline topou abrir mão do posto. Como Eduardo está nos Estados Unidos, a deputada será indicada como primeira-vice-líder da minoria, para articular as negociações em Brasília.
Segundo o regimento interno da Câmara, o líder da minoria é indicado pelo maior partido de oposição. A indicação, porém, precisa ser oficializada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Motta já foi comunicado da manobra
Caciques do PL garantem que Motta já foi comunicado por Sóstenes sobre a indicação de Eduardo para a liderança da minoria. O presidente da Câmara não teria demonstrado oposição.
A decisão do PL, antecipada mais cedo pela coluna, foi anunciada oficialmente pelos deputados do partido em coletiva de imprensa na tarde da terça-feira (16/9), no Salão Verde da Câmara.