LOGO 2024 GRANDE SERRA 01

População de Araripina opina sobre a ideia do governo de acabar com a obrigatoriedade do cidadão passar pela autoescola para requerer a CNH

 População de Araripina opina sobre a ideia do governo de acabar com a obrigatoriedade do cidadão passar pela autoescola para requerer a CNH

wp header logo 14.png

Traremos aqui informações sobre as pessoas que conduzem, dirigem, ou guiam veículos no trânsito. Vamos incialmente entender o que significam os termos motorista e condutor.

Condutor: Refere-se a qualquer pessoa que está dirigindo ou operando um veículo. Isso inclui tanto motoristas de carros de passeio quanto motociclistas, ciclistas, e até mesmo condutores de veículos não motorizados, como bicicletas.

E motorista – Geralmente, o termo “motorista” é usado para descrever um condutor profissional, alguém que dirige veículos para fins de transporte remunerado, seja de passageiros ou cargas, conforme o código de trânsito. Pode ser um motorista de ônibus, caminhão, táxi ou semelhantes, como por exemplo, motorista de aplicativos.

Ou ainda pode ser chamado de motorista pessoa que dirige seu próprio carro.

Para se tornar um motorista ou condutor no Brasil, é necessário obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), popularmente conhecida como carteira de motorista. Além disso, é preciso atender a alguns requisitos e passar por um processo de formação e avaliação.

De acordo com o atual Código de Trânsito Brasileiro, estabelecido pela Lei nº 9.503, que entrou em vigor no dia 22 de janeiro de 1998, exige que o condutor ou motorista, passe pela uma formação em autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tanto para a parte teórica quanto para a prática de direção veicular. O processo de habilitação inclui a realização de exames teóricos e práticos, e estes devem ser precedidos por cursos em centros de formação de condutores (autoescolas).

No entanto, o governo federal avalia uma medida para acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescola para que a pessoa consiga tirar a carteira de motorista. A ação visa reduzir os custos para a emissão da CNH, permitindo que a pessoa passe pelo teste do Detran sem a obrigatoriedade de um número de aulas nas autoescolas.

O candidato ainda vai precisar ser aprovado no exame prático de direção para ter a carteira, mas poderá aprender a dirigir de outras formas, sem a obrigatoriedade de autoescola.

Nossa reportagem foi às ruas, ouvir a opinião das pessoas sobre esse assunto polêmico. Vamos falar com motoristas profissionais, como taxistas, motoristas de transporte alternativo, mototaxista, motoristas por de aplicativos e condutores de seus próprios veículos.

Ouviremos também representantes de uma autoescola de Araripina. Com participação de um instrutor e de alunos que estão em cursos de formação de condutores.

Confira todos os depoimentos, na reportagem completa com Iza Eduarda.

Imagem: Jornal da Grande.

source