Seminário Conexões Transnordestina chega nesta sexta-feira em Araripina

wp header logo 55.png
Acontece nesta sexta-feira (15), no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no horário das 9h e 13h a terceira edição do Seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco.
O evento é promovido pelo Movimento Econômico e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE e tem por objetivos fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviário Salgueiro–Suape, além de trazer informações atualizadas sobre o andamento da ferrovia em Pernambuco, assim como ouvir os setores produtivos sobre suas demandas locais e sugestões para a obra. O público-alvo são empresários, técnicos, economistas, estudantes e representantes da sociedade civil.
Um dos temas centrais será a criação de um Porto Seco, um terminal intermodal localizado no interior, devendo ser construído entre as cidades de Araripina e Trindade, conectado às ferrovias e rodovias, onde se realizam operações de desembaraço aduaneiro, armazenamento e transbordo de carga, fora da zona portuária marítima. Os especialistas também vão debater sobre a viabilidade do transporte de gás liquefeito pelos trilhos da ferrovia.
A primeira edição do Seminário Conexões Transnordestina aconteceu no final de julho, em Salgueiro no Central do estado, onde será um ponto de bifurcação da ferrovia, a partir de lá seguiram dois ramais, um com destino ao Porto de Suape em Recife e o outro para o Porto de Pecém em Fortaleza.
A 2ª edição do Seminário Conexões Transnordestina ocorreu em Petrolina, na última quarta-feira (13). O projeto prevê a realização no total de sete encontros em cidades-chave ao longo da ferrovia, devendo acontecer ainda para Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife.
Para participar do encontro em Araripina, o público deverá fazer suas inscrições que podem ser efetuadas pela plataforma Sympla.