Seminário em Araripina aborda Trabalho Seguro no Polo Gesseiro

3 de junho de 2015


Impressão

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promove seminário aberto ao público em Araripina/PE com o tema “Trabalho Seguro e Saudável no Sertão do Araripe”. O evento, com inscrições gratuitas, será realizado nos dias 8 e 9 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA).

A abertura solene será na segunda (8), às 19h, com a conferência: “Adoecimento e morte do trabalhador na perspectiva dos direitos humanos”, proferida pelo presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (AmatraVI), juiz André Machado. Na manhã da terça-feira (9), às 9h, a gerente de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Aline Gurgel, fala sobre “Danos à saúde decorrentes da calcinação do gesso”. Em seguida, o pesquisador da Fundacentro/PE, Gilson Lúcio Rodrigues, comenta a “Exposição ao ruído e à poeira: danos à saúde, avaliação e medidas de controle”. Finalizando as palestras da manhã, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Carlos Silva, aborda “NR12: desafios e perspectivas”.

Na parte da tarde, haverá exibição do filme: “O Ouro Branco de Araripina” – uma produção da TV Brasil. Às 14h, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vanessa Patriota, faz palestra sobre “Condições de trabalho no polo gesseiro do Araripe: panorama atual e atuação do MPT”. Na sequência, o educador da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes Batista, expõe “A CIPA e suas várias configurações: um recorte para o setor da mineração”. Encerrando o seminário, a assistente social do Programa de Educação Previdenciária do INSS-Gerência Regional Recife, Lindinalva Amorim, apresenta “Benefícios acidentários em decorrência do acidente do trabalho”.

Os interessados em participar devem enviar dados como nome completo, empresa/entidade, função e telefone para o e-mail: mov28deabril@gmail.com. Será emitido certificado aos participantes. Confira a programação completa em anexo.

Composto pelo TRT-PE, o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro. O simpósio também conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac / PE).

O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE: desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.

Serviço:

Evento: Seminário Trabalho Seguro e Saudável no Sertão do Araripe

Data: 08 e 09 de junho de 2015

Horário: dia 08/06 – 19h; dia 09/06 – das 9h às 17h

Local: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA) – Endereço: Rodovia PE615, km 02, n. 12 – Vila Santa Maria – Araripina/PE.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: mov28deabril@gmail.com

Mais informações: (81) 3427-4566 / 3241-3802

COMENTÁRIOS

Facebook

Receba Novidades