Tenho sintomas de dengue, posso tomar a vacina? Infectologista responde
A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) registrou um aumento de 110% na vacinação contra a dengue em clínicas privadas em janeiro em relação a dezembro. No SUS, o Ministério da Saúde, disponibiliza o imunizante gratuitamente para crianças de 10 a 14 anos.
Devido ao número limitado de doses disponível, a pasta orienta começar pela vacinação daqueles de 10 a 11 anos. Essas idades também representam o maior índice de hospitalização pela dengue na faixa etária. No entanto, uma pergunta que se torna cada vez mais comum em meio ao aumento vertiginoso dos casos doença é: tenho sintomas de dengue, posso tomar a vacina?
De acordo com o infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Unesp e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a resposta é “não”.
— A recomendação é esperar 15 a 30 dias para tomar a vacina após um episódio sincrônico febril.
Leia também
• Vacina da dengue: Takeda faz parceria com empresa indiana para aumentar produção do imunizante; ente
• Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em 25 de março
• Brasil atinge 1 milhão de casos prováveis de dengue; número de óbitos vai a 214
Por outro lado, vale ressaltar que quem já teve dengue não só pode como deve tomar a vacina. Estudos mostram que a vacina é ainda mais benéfica para esses indivíduos, já que uma segunda contaminação tende a ser mais grave.